Dicas de como aprender um tema novo e escrever sobre ele

Hoje vou contar um pouquinho das técnicas que desenvolvi para meu processo de escrita fluir melhor.

Sempre quando vou escrever, já tenho o tema antecipadamente e com isso inicio as pesquisas.

1º PASSO:

Abra os 3 primeiros sites ranqueados do Google sobre o tema, desça a barra de rolagem até encontrar os links sem anúncios, ou seja, que aparecem de maneira orgânica na pesquisa. Geralmente são os mais completos e melhores escritos.

2º PASSO:

Ler as 3 diferentes fontes e ir anotar as informações mais importantes em pequenos tópicos. Você vai conseguir reconhece-las quando perceber que elas prenderam sua atenção para o tema.

Se já tiver alguma ideia sobre o tema, aproveite esse momento para já escrever, ainda que de forma bem bruta sobre e ir refinando após a pesquisa.

3º PASSO:

Depois de terminar a leitura e anotação, tome um tempo. Faça alguma outra coisa, levante, beba água. Isso mesmo! Distrair e relaxar um pouquinho ajuda as ideias a brotarem.

Eu justamente estou escrevendo esse texto aqui para o meu blog enquanto preciso escrever e terminar dois textos hoje para um cliente. Isso ajuda a esvaziar a mente de outras ideias para focar no que aprender e precisa transcrever de maneira única, sem plágio.

4º PASSO:

Na hora de montar o texto, gosto bastante da escrita livre. Quando é para meu blog é mais tranquilo, mas se são textos para clientes, costumo já aplicar as técnicas de escrita para web.

Escrevo da maneira que estou pensando e vou desenvolvendo toda a ideia e identidade do texto, com poucas correções durante o caminho. De tempos em tempos, também confiro a quantidade de palavras já escrita para adequar conforme a solicitação paga.

5º PASSO:

Depois de ter colocado no arquivo tudo que pretendia falar, faço o famoso pente fino: que é o refinamento, correção de palavras, eliminação de duplicidade, adequação da pontuação, entre outras coisas.

Feito isso, releio de 3 a 5 vezes, corrigindo e melhorando a ideia, sem alterar completamente a quantidade de palavras.

Quando termino de ler e acho que está fácil de entender e bem escrito, finalizo.

 

Essa foi mais uma dica de escrita de hoje. Se gostou compartilha e comenta aqui para ajudar na visibilidade do meu trabalho.

 

Com carinho,

 

Raquel, escreve.

Obs.: No texto de hoje utilizei o storytelling, parágrafos curtos e textos em bloco, além de elencar por passos cada tópico. A linguagem foi bem mais informal que de costume, por ser uma dica bem pessoal, para ter mais proximidade com o leitor. 

Comentários

Postagens mais visitadas