Aprenda como indexar seu Blogger e enviar sitemap para o Google

No texto de hoje vou te contar a minha saga em busca de informações para fazer meus blogs aparecerem na busca do Google, através da indexação e do sitemap, porque a minha dor também pode ser a sua. Confira!

Contextualizando...

Se você me segue, já deve ter percebido que eu já estou no terceiro blog em menos de um mês. Pois é, eu havia criado o blog “Escrita Interior” para treinar minha redação, mas por nada o encontrava nos mecanismos de busca.

Um pouco afoita, acabei deletando o blog e passando os textos para o meu antigo blog “350 dias na Suécia” que já aparecia facilmente.

Mas estava incomodada de abrigar assuntos divergentes num único lugar. Ainda queria um lugar só para meus textos e assim poder construir meu portfólio com maior autonomia e identidade.

Carne de pescoço que sou, passei dias, que dirá semanas, pesquisando sobre como indexar um site, mais especificamente um blog e como enviar um sitemap. E para leigos não é uma tarefa tão intuitiva.

Fui fazendo testes com meu site ativo “350 dias na Suécia” até que esse fim de semana resolvi criar o “Escreve, Raquel”, aqui de onde vos falo.

Vou contar abaixo todos os detalhes de como indexar e criar um sitemap de um blog hospedado no Blogger, do Google. Vem comigo!

Passo a passo:

O primeiro passo é indexar o site do seu blog e isso é feito através do Google Search Console, que é a ferramenta do Google que te ajuda  a monitorar o desempenho do seu site. Se você ainda não tiver feito seu cadastro, esse é o primeiro passo e inserir a URL (endereço do site) do seu blog.

Feito isso, clique em “Inspeção de URL” e na barra de pesquisa digite o seu site. O site vai fazer um processamento, clique em ok, depois vá em “solicitar indexação”.


Neste momento seu site foi enviado para a fila de espera de indexação e em alguns dias estará pronto. Vale a pena conferir diariamente!

Outro passo essencial para garantir mais pontos em SEO é enviar o sitemap do blogger para o Google e pasmem: eu rodopiei essa internet e do mesmo jeito que é incrivelmente fácil de fazer, é incrivelmente quase impossível de encontrar.

Você encontra informações de como fazer com sites comuns, em wordpress e wix, só que o blogger... Mas agora que eu já fiz o trabalho duro vou contar tudinho para vocês!

Para começar, o único lugar que encontrei informações coerentes foi neste vídeo. Se quiser, mais detalhes, vale a pena o clique.

Bom, vamos aos passos: no Google Console, clique em Sitemaps e onde está pedindo para inserir o URL do sitemap, especificamente para o caso do blogger, digite exatamente:

http://endereço_do_blog_sem_www/atom.xml



Ps.: no vídeo informado está claro que o “atom.xml” só é valido para blogs sem assinantes, para sites com assinantes, é bom seguir as demais dicas do vídeo!

Depois clique em enviar e ele aparecerá na parte de baixo, na lista de sitemaps enviados.

Pronto, com indexação feita, para que o Google conheça seu site e o envio do sitemap, para que ele possa ter todas as URL’s do seu site no radar de busca, é só monitorar até quando tudo  estiver validado (fazendo os passos da “Inspeção de URL” aparecerão checks verdinhos) e Voilà: basta aproveitar as maravilhas de ter seu blog mais fácil de ser encontrado na internet através dos caminhos de busca!


Esse artigo foi útil para você? Aproveita para me contar o que mais você acha impossível no mundo dos blogs, quem sabe não posso te ajudar?!


 Com carinho,


 Raquel, escreve.

Obs.: No texto de hoje iniciei com o storytelling e mantive a estrutura de redação para web, com parágrafos curtos e textos em bloco. Outro recurso que utilizei foi a inserção de imagens para ilustrar o que está escrito.

Comentários

Postagens mais visitadas