3 dicas de organização para potenciais procrastinadores

    Você sabia que Bete perdeu o emprego na pandemia? Pois é, como se não bastasse, Cláudio seu esposo, está desde março trabalhando de home office no pequeno apartamento de 43  e seus dois, filhos sem escola também dividem o mesmo teto. 

    Para que Bete e o marido consigam pagar aluguel e condomínio, mais as contas de luz, internet, água , gás, Bete precisou se reinventar. Ela dava aulas de clarinete numa escola particular renomada da cidade, mas desde mocinha sabe fazer um brigadeiro dos deuses, então não pensou duas vezes e criou uma logomarca pelo Canva: CacauRei! 

    Mandou imprimir numa papelaria que passou a fazer delivery desde o confinamento, comprou algumas embalagens online pelo Mercado Livre e voilá: iniciou sua produção de brigadeiros. 

    Anunciou a venda pelos grupos de whatsapp do condomínio e das mães dos amigos de seus filhos e sim: todos comprovaram que seu CacauRei era mesmo divino! Com o sucesso, Bete começou a ficar atrapalhada. 

    Era tanta demanda que tinha que dar conta: home office do marido, pandemia, mudança de carreira, ficar dentro de casa, cuidando dela e de seus habitantes! Ufa, a gente cansa só de ler, não é mesmo?!

 A história que eu contei acima foi só um exemplo, mas que realmente pode acontecer! E nesses casos ter a ajuda de um planejamento, mínimo que seja, como uma lista de afazeres do dia num postit na geladeira pode nos salvar da confusão ou da paralisia diante de tantas coisas!

    Hoje vou trazer 3 dicas que podem te ajudar a sair da inércia e colocar um pouquinho de energia em ação. Porque quando a gente sabe aonde está investindo o tempo e para qual objetivo, as coisas saem literalmente das ideias!

    Já adianto que são dicas que todo mundo já deu e que com uma simples busca no Google você pode encontrá-las também. A diferença é que aqui no meu blog eu falo do que eu já testei e dá certo pra mim. Justamente pra ajudar mais alguém aí do outro lado da telinha ;)

    Então, vamos lá?!

1. Planner semanal:
    Existem vários modelos de planner e o mais comum é em formato de agenda, ou até mesmo bullet journal. Mas um que realmente fez a diferença na minha vida, principalmente em épocas de muitos afazeres foi o planner semanal, que nada mais é que um bloco de papel de folhas destacáveis impresso somente com os dias da semana, na horizontal e linhas livres, para você poder montar sua jornada da maneira que quiser entre os dias.

    Imagine que dessa forma, a Bete, por exemplo, poderia anotar dia a dia as encomendas da semana, as demandas urgentes da casa e dos filhos também, de maneira que visualmente seria fácil de identificar tarefas que não podem ser esquecidas.

2. Atualizar o planner semanal:
    Uma dica que quase não vejo por aí é sobre atualizar o planner. Tão importante quanto anotar o que não se pode esquecer é dar aquele gostoso check de feito nas tarefas cumpridas. A sensação é deliciosa de ter cumprido o que se propôs e te incentiva a continuar organizando e planejando as pequenas tarefas diárias.

    Exemplo de um planner semanal:

Fonte: Arquivo pessoal


3. Trello:
    Foi uma ferramenta que conheci a menos de uma semana e que já ganhou meu coração todinho❤!
    O Trello é um site que utiliza a metodologia kanban, que nada mais é que uma ferramenta visual para gerenciar tarefas através de cartões.

    Lembra da Bete, imagine que o planner semanal ela utilize para organizar a rotina da casa, como levar filhos ao médico, o cachorro para passear, colocar travesseiros no sol, etc e o Trello ela utilize para organizar as encomendas do CacauRei em andamento, a fazer e entregues, além de poder contabilizar na hora os valores que for recebendo por cada brigadeiro vendido!

    Assim como a Bete poderia fazer, eu venho fazendo e tem dado muito certo para tirar todos meus planos da cabeça para o mundo real. 
    Esse post, por exemplo, já estava programado para ser feito desde semana passada:

Fonte: Arquivo pessoal

    
    E essas foram as minhas dicas para organizar e por em prática as tarefas que quero e preciso fazer. E você, conhece alguma outra ferramenta? Me conta aqui nos comentários o que você usa para administrar seu tempo! 

 

Com carinho,

 

Raquel, escreve.

Obs.:  No texto de hoje  voltei a utilizar elementos já familiares por aqui como: storytelling, parágrafos curtos e textos em bloco, além de elencar por passos cada tópico. A linguagem utilizada foi informal, contendo dicas pessoais, trazendo proximidade com o leitor. 
    

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